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Letramento(s) e Práticas Educacionais

Última atualização em Segunda, 13 de Agosto de 2018, 15h05 | Acessos: 907

O curso de Especialização em Letramento(s) e Práticas Educacionais atende à centralidade ainda pouco explorada do conceito de Letramento na proposta pedagógica dos PCNLP (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Portuguesa) e em áreas acadêmicas de vanguarda tais como a Pedagogia Crítica e os Estudos do Discurso. O curso busca promover capacitação profissional para educadores de diferentes áreas de conhecimento, visando à formação crítica de profissionais e cidadãos atuantes e conscientes da complexidade das interações sociais que marcam a vida contemporânea e, particularmente, dos significados que a leitura e a escrita assumem nesse contexto. A abordagem é multidisciplinar e o corpo docente é constituído de professores doutores e mestres em Letras e outras áreas de conhecimento. O curso é totalmente gratuito.

A realização do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Letramento(s) e Práticas Educacionais se justifica por diversos motivos, dos quais podemos destacar: a) carência de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu acessíveis a profissionais da área da Educação e de Letras com baixo poder aquisitivo; b) ausência de cursos de Especialização gratuitos especificamente voltados para o tema do(s) Letramento(s) no Estado do Rio de Janeiro; c) necessidade de repensar as práticas educativas nos níveis Fundamental e Médio, tendo em vista a necessidade de se formar alunos discursivamente competentes para atuar em um mundo cada vez mais heterogêneo e multimodal.

Objetivo geral

Promover capacitação profissional gratuita para educadores de diferentes áreas de conhecimento, visando à formação crítica de profissionais e cidadãoes atuantes e conscientes da complexidade das interações sociais que marcam a vida contemporânea e, particularmente, dos significados que a leitura e a escrita assumem nesse contexto.

Objetivos específicos

a) Reconhecer a língua como sistema simbólico utilizado por uma comunidade linguística para fins específicos de interação social, e o seu domínio como condição de possibilidade de plena participação social; b) caracterizar a escola como espaço institucional capaz de (re)construir, em suas práticas pedagógicas, as múltiplas situações de interação que habitam a vida social, bem como sua função e responsabilidade de garantir a todos os saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania; c) repensar criticamente o papel do profesor e de sua prática na perspectiva teórico-metodológica que compõe os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que tange ao tratamento da leitura e da escrita; d) atualizar o conceito de Letramento(s) ampliando seu escopo em função das novas demandas e recursos tecnológicos cada vez mais presentes nas práticas interativas do mundo contemporâneo; e) promover a formação continuada e especializar professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica para atuarem no sistema educacional brasileiro em acordo com o que dispõem os PCNLP; e) elaborar propostas pedagógicas de intervenção, através da construção de projetos aplicáveis e replicáveis na rede de ensino em suas mais diversas instâncias.

Público alvo

Profissionais portadores de diploma de Curso Superior completo (Bacharelado ou Licenciatura) em Letras, Pedagogia e demais licenciaturas.

Coordenação

Profa. Ms. Liana Biar

Profa. Ms. Talita de Oliveira


DOCUMENTOS

Edital Complementar 2011_Letramento(s)

Edital 2011 - Letramento(s) e Práticas Educacionais

Edital 2011 - Letramento(s) e Práticas Educacionais - Modelo de CV

Edital 2011 - Letramento(s) e Práticas Educacionais - Ementas

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